terça-feira, 24 de dezembro de 2013

NASA lança projeto para capturar asteroide

NASA lança projeto para capturar asteroide

Buracos de minhoca podem unir dois buracos negros

Buracos de minhoca podem unir dois buracos negros: Os buracos de minhoca e o entrelaçamento quântico podem ser diferentes manifestações da mesma realidade física.

Tripé de luz levita objetos visíveis a olho nu

Tripé de luz levita objetos visíveis a olho nu: Usando apenas alguns poucos watts de laser, é possível suspender um disco que fica totalmente isolado do ambiente.

Compósitos regeneram-se como rabos de lagartixa

Compósitos regeneram-se como rabos de lagartixa: Materiais programados para se regenerar poderão recompor suas partes quebradas ou cicatrizar sozinhos.

Jato de tinta imprime tecidos biológicos artificiais vivos

Jato de tinta imprime tecidos biológicos artificiais vivos: As tintas biológicas criam tecidos artificiais usando uma impressora jato de tinta comum, com pequenas adaptações.

Memcomputação: física caótica abre caminho para computação cerebral

Memcomputação: física caótica abre caminho para computação cerebral: Em vez de ficar cada um na sua, os bits começaram a formar padrões complexos e imprevisíveis.

Nanolaser sobre silício abre caminho para chips fotônicos

Nanolaser sobre silício abre caminho para chips fotônicos: Que tal um processador a laser? Os nanolasers foram construídos sobre silício, abrindo o caminho para que a luz substitua a eletricidade na troca de informações dentro e entre os chips.

Criado um laser do tamanho de um vírus

Criado um laser do tamanho de um vírus: O nanolaser opera à temperatura ambiente e desafia o limite de difração da luz.

Grafeno multiplica energia da luz

Grafeno multiplica energia da luz: O otimismo da comunidade científica de que o grafeno vai proporcionar uma mudança de paradigma na tecnologia aumenta cada vez mais.

Grafeno emite pulsos de laser terahertz

Grafeno emite pulsos de laser terahertz: Se o grafeno não tivesse nenhuma outra utilidade e nenhuma outra propriedade interessante, esta seria suficiente para colocá-lo em lugar de destaque.

Antártida pode ter depósitos de diamantes

Antártida pode ter depósitos de diamantes: Os pesquisadores recolheram três amostras de kimberlitos - eles ainda não encontraram os diamantes.

Fóton individual é detectado sem ser destruído

Fóton individual é detectado sem ser destruído

Transístor de luz vem pronto dentro de um nanodiamante

Transístor de luz vem pronto dentro de um nanodiamante: O transístor óptico abre caminho para os processadores de luz porque funciona a temperatura ambiente.

Demonstração histórica estabelece comunicação espacial a laser

Demonstração histórica estabelece comunicação espacial a laser: A comunicação espacial a laser funciona, e funciona bem.

Técnica simples coloca 10 vezes mais dados nas fibras ópticas

Técnica simples coloca 10 vezes mais dados nas fibras ópticas: Engenheiros suíços descobriram uma maneira de aumentar dramaticamente a capacidade de tráfego de dados nas fibras ópticas.

Pesquisas sobre a internet têm quase R$100 mi à disposição

Pesquisas sobre a internet têm quase R$100 mi à disposição: Os recursos serão distribuídos proporcionalmente ao número de registros de domínios de cada estado brasileiro.

Elétrons surfam onda de laser

Elétrons surfam onda de laser: Físicos conseguiram acelerar elétrons diretamente usando uma onda de luz.

Elétrons surfam onda de laser

Elétrons surfam onda de laser: Físicos conseguiram acelerar elétrons diretamente usando uma onda de luz.

Nova tecnologia holográfica criada com metamateriais

Nova tecnologia holográfica criada com metamateriais: Os nano-hologramas poderão fazer uma revolução na geração dos pixels individuais das telas de TVs e monitores de computador.

Eletrônica molecular e spintrônica convergem em molécula orgânica

Eletrônica molecular e spintrônica convergem em molécula orgânica: Um efeito que valeu o Prêmio Nobel de Física foi observado pela primeira vez em uma única molécula orgânica, convergindo dois dos campos mais promissores para o futuro da tecnologia digital.

Transístor sem semicondutor dispensa silício e não esquenta

Transístor sem semicondutor dispensa silício e não esquenta: O transístor sem semicondutor funcionou a temperatura ambiente, sem qualquer perda de corrente na forma de calor. Mas ai uma questão, já que não aquece tanto e tem vida útil quase infinita, então o custo e o rendimento também serão compensados. Mas tomara que não deem limites as vidas utéis destes componentes.

Transístor de tunelamento opera a 0,5 V para entrar no corpo humano

Transístor de tunelamento opera a 0,5 V para entrar no corpo humano

Descoberta acidental viabiliza memórias holográficas 3D

Descoberta acidental viabiliza memórias holográficas 3D: Cientistas descobriram por acaso um aumento de 400 vezes na condutividade elétrica de um cristal simplesmente expondo-o à luz.

Novo efeito físico traz spintrônica mais próxima da realidade

Novo efeito físico traz spintrônica mais próxima da realidade: A descoberta pode viabilizar as memórias magnéticas, que trarão os computadores com boot instantâneo. Quando se pensa que já inventaram e descobriram de tudo um pouco ai vem a surpresa de que estamos apenas começando a entender.Depois que se vê que eles conseguem guardar em memórias externas holograficamente, então se espera de tudo, e um pouco mais.

Átomos cooperam à distância compartilhando luz

Átomos cooperam à distância compartilhando luz: Dois átomos à distância podem se identificar e passar a se comportar coletivamente, trocando informações por meio de fótons.

Computadores quânticos já conseguem fazer sua lição de matemática

Computadores quânticos já conseguem fazer sua lição de matemática: Mas aumente o problema para um milhão de variáveis e estaremos frente a frente com a mesma matemática usada na previsão do tempo e no processamento de imagens.